A Importância do treinamento de vendas

A competitividade cresce a cada dia no mercado, principalmente diante de um cenário econômico recessivo. Com a baixa demanda, as ofertas sobram e acirram ainda mais a disputa por um pedaço desse “bolo” que vem diminuindo de tamanho em quase todos os segmentos.

Para o mercado, a qualidade de produtos ou serviços há muito, já não é o diferencial. Assim, as empresas esperam que suas forças de vendas construam relacionamentos mais duradouros com seus clientes. Se não chegar a esperada exclusividade, que pelo menos continue a fazer parte do elenco de fornecedores fieis, garantindo algumas fatias desse bolo.

Os clientes esperam que os vendedores conheçam profundamente dos produtos e das empresas que representam e que tragam informações, e conhecimentos que possam contribuir com a melhoria do negócio deles.
Diante das exigências do mercado as empresas que dependem do esforço e do resultado da equipe de vendas precisam investir cada vez mais em treinamentos que aproximem sua força de vendas dos clientes.

O planejamento estratégico das empresas precisa contemplar um programa de treinamento que mapeie as dificuldades da equipe, permitindo maior assertividade e eficácia no processo de vendas.

Através das análises cruzadas dos relatórios de vendas fornecido por um sistema de “business inteligence”, a empresa pode elaborar, certificar ou corrigir erros estratégicos e táticos de atuação da sua equipe, conhecer seus pontos fortes e fracos e redirecionar os esforços para cumprimento das suas metas.

Adalberto Frias Leão

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